A ilha de Boipeba tem muita coisa para oferecer. Paisagens naturais lindíssimas, belas praias de águas cristalinas, uma cultura rica e um ambiente tranquilo para você se desintoxicar da cidade grande. Nesta ilha existe um pedacinho em que você pode experimentar tudo isso de uma só vez. Estamos falando da Cova da Onça, um ponto turístico indispensável para quem quer ter toda a experiência de Boipeba. Vem conosco conhecer um pouco mais sobre esse lugar. Você precisa visitá-lo!
O que é a Cova da Onça?
Se Boipeba já não é um destino muito famoso, a Cova da Onça é um ponto turístico ainda mais desconhecido pelos viajantes. Esse santuário natural é um vilarejo de pescadores, conhecido antigamente como São Sebastião. O nome de “Cova” é dado graças à presença de uma gruta no local. Não faltam histórias sobre essa gruta, alguns dizem que ela foi usada por jesuítas portugueses para se esconderem de nativos, outros dizem que o nome foi dado porque uma onça se apossou do lugar no passado. Isso já mostra que o ambiente é envolto por um ar misterioso.
Como chegar na Cova da Onça?
Saindo da Vila de Boipeba, você pode seguir de duas formas para a Cova da Onça: por terra ou pelo mar.
Por terra: Essa opção é para quem é mais aventureiro e gosta de trilhas, pois trata-se de uma caminhada de nível médio pelo meio da ilha. No caminho você estará imerso na natureza, cultura e história local. Na volta você pode optar por pegar um barco ou fazer o caminho de volta a pé.
Pelo mar: Essa é a opção mais famosa, normalmente feita pelos turistas nos passeios de “Volta à ilha”. É possível também pegar embarcações que vão direto para a Cova da Onça.
Motivos para visitar a Cova da Onça
1 – O lugar perfeito para uma tarde tranquila
Se o litoral de Boipeba já é ótimo para relaxar, na Cova da Onça esse relaxamento é dobrado. Ainda mais distante da civilização e com muito menos turistas por perto, aqui você pode passar uma tarde sem preocupações, rodeado pela beleza do mar e do verde que cerca o vilarejo.
2 – Imersão na história local
A vila da Cova da Onça é bem tradicional; a arquitetura histórica bem conservada dá a impressão de que você viajou no tempo. Além disso, se você optar pela trilha, ainda vai passar por outros lugares como Monte Alegre, que é um antigo quilombo, e o Caminho dos Piaçaveiros, que era usado pelos trabalhadores das fazendas antigamente.
3 – A melhor comida de toda a Ilha
É impossível falar da Cova da Onça sem citar sua culinária. Como você esperaria de uma vila de pescadores, aqui estão os pratos mais deliciosos de frutos do mar e peixes de toda a região. Graças a fama do lugar, nos passeios de “Volta à ilha” é normal os barcos pararem aqui para almoço.
Vale lembrar que esses motivos são apenas para a Cova da Onça, a Ilha de Boipeba ainda tem muito mais pontos turísticos e atividades inesquecíveis esperando por você. Então, que tal já começar a planejar sua viagem ao destino? Aqui na Abaeté a gente facilita a sua ida com voos exclusivos.