A Península de Maraú está localizada na Costa do Dendê, um trecho do litoral baiano delimitado ao norte pela foz do Rio Jaguaripe e ao sul pela Baía de Camamu. Com um lado voltado para essa Baía e o outro banhado pelo Oceano Atlântico, o destino turístico oferece aos visitantes opções de piscinas naturais durante a maré baixa, praias de águas tranquilas, lagoas, cachoeiras, trilha ecológica e muito contato com a natureza.
A partir de dezembro de 2022 foi instituída a cobrança da Tarifa para Manutenção (TAMMAR), no valor de R$20. A taxa, que é cobrada apenas dos turistas, é revertida em investimento na manutenção das ruas, praças e estruturas de uso público do lugar.
Ao se deparar com as maravilhas da Península, a certeza que você terá é que a cobrança dessa taxa vale a pena! Confira nossas dicas para saber o que fazer na Península de Maraú quando você for a esse paraíso.
Pensando em como chegar em Maraú? As opções convencionais exigem muita paciência na estrada. Os aeroportos comerciais mais próximos são o de Salvador e o de Ilhéus. Partindo de Salvador, você precisará percorrer 270km, e de Ilhéus, 170 km. Pode parecer pouco, mas com cerca de 40km finais em estrada de terra, o tempo de viagem aumenta consideravelmente, mesmo com tempo ensolarado. Se tiver chovido, a situação complica, pois a chance de atolar o carro é muito grande. É claro que o veículo exigido para uma empreitada dessas é um 4×4, que você deve alugar no ponto de partida.
Diante desses fatores, a questão “como chegar em Barra Grande?” tem como melhor resposta o serviço da Abaeté Linhas Aéreas. Com partidas do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, na capital baiana, os voos da Abaeté para a Península de Maraú duram apenas 30 minutos, poupando seu precioso tempo.
Em vez de gastar até 6 horas no trajeto terrestre, você chegará ao seu destino de forma muito mais rápida, segura e confortável, e terá ainda mais tempo para curtir as maravilhas de Maraú. Sem contar o bônus de uma vista aérea incrível, com a possibilidade de apreciar detalhes que só a altitude de voo das nossas aeronaves, modelo Cessna Caravan, pode proporcionar. Agora você já sabe como chegar em Barra Grande, na Península de Maraú, da melhor forma: voando com a Abaeté Linhas Aéreas!
30 minutos
Caravan
Como chegar em Maraú e não visitar o vilarejo de Barra Grande (Bahia)? Em termos de infraestrutura turística, ele é o coração da Península, e até por isso é comum que o nome da vila seja usado como sinônimo de todo o destino. De fato, muitos turistas organizam suas viagens buscando por “como chegar em Barra Grande Bahia”. É lá que se encontra a maior variedade de opções de hospedagem, lojas, serviços e atrativos gastronômicos. Restaurantes, lanchonetes e bares conquistam com sabores típicos da região, além de serem parada certa de quem quer aproveitar a vida noturna do lugar. Vale a pena passear pelo Boulevard e visitar os estabelecimentos de artesãos locais para comprar lembranças da sua estadia na Bahia e presentes para os familiares e amigos.
Além de ser o centro pulsante da Península de Maraú, Barra Grande é ponto de partida dos clássicos passeios que levam turistas para explorarem a região de lancha ou barco. Essa é mais uma razão que justifica a escolha da maioria dos visitantes que decidem ficar hospedados por lá.
Quando se pensa no que fazer em Maraú, sem dúvida a imagem mais famosa que vem à mente é a das piscinas naturais. Essa atração fica em Taipu de Fora, uma praia com 7km de extensão que já foi eleita uma das TOP 10 praias brasileiras por revistas especializadas em turismo, como a Viagem & Turismo e o Guia Quatro Rodas.
As piscinas são resultado da água cristalina que fica represada entre os belíssimos recifes de corais, habitados por muitos peixinhos. Para apreciar melhor esse espetáculo, leve seu snorkel. Não custa lembrar que, apesar da aparência de pedras, corais são organismos vivos, portanto não se deve pisar neles ou danificá-los de qualquer maneira. A natureza agradece.
Mas antes de chegar em Maraú e partir em busca das piscinas naturais, atenção: elas só se formam quando a maré está baixa. Por isso, para evitar frustrações, consulte a tábua de marés para conferir o horário mais adequado para encontrá-las. Você pode pedir essa informação no lugar onde estiver hospedado.
A forma de conhecer as ilhas da Baía de Camamu é por meio de passeios de barco, um dos programas obrigatórios a se fazer em Maraú. Existem dois roteiros tradicionalmente oferecidos pelas agências locais. O primeiro é o das Ilhas Tropicais, que leva até a icônica Ilha da Pedra Furada e outras ilhas onde você pode se maravilhar com paisagens formadas pelo encontro do mar com a vegetação tropical preservada, além de desfrutar a paz da natureza à sua volta.
O segundo roteiro é o da Cachoeira do Tremembé, que proporciona a sensacional experiência de se banhar nas águas da cachoeira sem precisar sair da embarcação. A lancha passa por debaixo da queda d’água e você pode se deliciar com o frescor das águas ali mesmo.
Surpreendente! Essa é a palavra que melhor define o passeio para a Praia do Cassange. Isso porque ele oferece mais do que a óbvia “praia”, como indica o nome. O roteiro, que é feito através de uma trilha ecológica, dura um dia inteiro e só é possível em veículo 4×4 ou quadriciclo, facilmente alugado em Barra Grande (Bahia) ou Taipu de Fora. Inclua na sua lista do que fazer em Maraú.
Você vai percorrer a Trilha das Bromélias, onde exuberantes exemplares dessa espécie de planta se multiplicam ao longo da paisagem. No trajeto, a Lagoa Azul te espera com suas águas calmas e areias brancas. Atente-se à diferença de tonalidade da água, pois isso é um indicativo importante: a parte onde a água é mais clara é própria para o banho, já a área de água mais escura deve ser evitada. Outra parada é a Lagoa do Cassange, essa com águas em tom mais amarelado e totalmente liberada para banho. Caso queira aproveitá-la de um jeito mais esportivo, kayak e equipamento de stand up paddle estão à disposição para aluguel na margem da lagoa.
As surpresas não acabam por aí! Quando você pensa que já viu de tudo, sempre há mais o que fazer em Maraú. Em determinado local do trajeto, subindo a pé por uma estrada de areia, você alcança o topo do Morro do Farol. Trata-se do ponto mais alto de toda a Península de Maraú, que proporciona uma vista panorâmica da região. Simplesmente deslumbrante!
Para sua maior tranquilidade e segurança, é altamente recomendável contratar o serviço de uma agência ou guia para fazer esse passeio, afinal tudo que você não deseja é atolar seu carro em uma estrada deserta ou mesmo se perder nela.
Depois de tantas sugestões de aventura, você pode estar imaginando que já sabe tudo o que fazer em Maraú. Calma aí! Ainda precisamos te falar da encantadora Praia da Ponta do Mutá. Situada no extremo norte da Península, ela detém a fama de pôr do sol mais bonito da redondeza. Para comprovar, vá até lá passar um fim de tarde e aproveite para experimentar as delícias servidas nos beach clubs e restaurantes.
Se tiver disposição para encarar 6km de caminhada, arrisque-se fazer o trajeto da Praia de Taipu de Fora até a Ponta do Mutá a pé. É um passeio muito agradável e no caminho você passará pelas praias da Bombaça e Três Coqueiros, dois trechos de mar mais agitado e, por isso mesmo, preferidos pelos surfistas.
Nós utilizamos “cookies” para garantir a melhor experiência de uso no nosso site. Se você continuar a navegar neste site, assumiremos que você está de acordo com nossas políticas de privacidade.