Boipeba é um verdadeiro paraíso na Bahia, ideal para quem deseja curtir praias deliciosas longe de todo o caos da cidade, respirar um ar puro, em um lugar lindo cercado por natureza e tranquilidade. A Ilha de Boipeba oferece tudo isso e muito mais. E para que você possa aproveitar ao máximo essa experiência, separamos um roteiro simples, de três dias, com dicas do que fazer em Boipeba. Confira!
DIA 1: Aproveite o ambiente
Após a chegada na ilha, vale a pena dar uma caminhada pela Vilha Velha de Boipeba. Uma oportunidade maravilhosa para conhecer a cultura local, com várias opções de restaurantes e a histórica Igreja do Divino Espírito Santo.
Depois de conhecer um pouco da Vila Velha de Boipeba, está na hora de partir para a Boca da Barra, onde você irá encontrar várias barracas com saborosas comidas típicas para quando der vontade de almoçar. A praia fica no encontro do rio com o mar e, na maré baixa, você ainda pode caminhar pela faixa de areia que separa o rio do oceano. Andando mais um pouco pode chegar à praia de Tassimirim, onde você ainda encontra muitas barracas e restaurantes, mas a maior atração são as piscinas naturais.
E para encerrar bem o dia, recomendamos assistir o pôr-do-sol de volta na Boca da Barra, onde a beleza de Boipeba ganha novas cores e cenários.
DIA 2: Hora de aventura
Está na hora de fazer uma trilha pela mata atlântica até chegar à praia da Cueira. O mar nesta praia é mais agitadinho, então se você gosta de esportes radicais, vai se sentir em casa. Mas se não é o caso, ainda dá para aproveitar a grande faixa de areia para caminhar.
Depois de explorar a famosa Praia da Cueira em Boipeba, vamos continuar nossa jornada até a Praia de Moreré, localizada na Ilha de Tinharé. Para chegar a este paraíso, é necessário atravessar o rio e seguir uma trilha que passa por uma fazenda de coqueiros. Para garantir uma travessia segura e tranquila, recomendamos fazê-la durante a maré baixa.
Ao chegar em Moreré, você será recebido por águas cristalinas e um ambiente perfeito para a prática de snorkeling. Aproveite para explorar os recifes de corais e observar a vida marinha, com peixes coloridos que encantam os visitantes.
Se você ainda tiver energia, recomendamos também uma visita à praia de Bainema. São apenas quinze minutos de uma tranquila e encantadora caminhada até este recanto paradisíaco, onde a recompensa é espetacular. A praia de Bainema é ainda mais deserta e cercada por um cenário natural deslumbrante, proporcionando um refúgio perfeito para quem busca tranquilidade.
Apesar da infraestrutura ser limitada, você pode repor as energias no quiosque Pontal do Bainema, onde encontrará opções para relaxar e apreciar a beleza ao seu redor.
DIA 3: Explorando a ilha
Cada praia é uma verdadeira joia que transborda uma beleza única, por isso recomendamos que você explore todas elas. Saindo da Praia da Boca da Barra, você pode pegar uma lancha e fazer diversos passeios imperdíveis. Um dos destinos que recomendamos é a Ponta dos Castelhanos, uma praia paradisíaca e isolada em Boipeba.
O acesso à Ponta dos Castelhanos é mais difícil, mas o esforço é recompensado pela tranquilidade e beleza deste refúgio natural. Recomendamos visitar durante a maré baixa, quando os bancos de areia emergem e realçam ainda mais a paisagem deslumbrante do local.
Para os mais aventureiros, dependendo das condições do mar, é possível fazer um mergulho e explorar o navio naufragado que deu nome ao lugar.
Na Ponta dos Castelhanos, você encontrará algumas barracas que servem comidas deliciosas, mas para aproveitar ao máximo a culinária local, recomendamos pegar outro barco até a Cova da Onça. É neste local que você encontrará os mais saborosos pratos de frutos do mar de toda a Ilha de Boipeba. Se tiver um tempinho extra, vale a pena visitar a gruta de mesmo nome, que é um ponto turístico fascinante.
Deu vontade de viajar, não é? Este roteiro é apenas uma dica para você que quer visitar Boipeba e ainda não sabe o que fazer. A Ilha de Boipeba tem muitas atrações que você vai amar! Se quiser conhecer mais sobre Boipeba, e descobrir tudo o que essa ilha paradisíaca na Bahia tem a oferecer, visite a página sobre o destino no nosso site. É só clicar no link abaixo: