Não é incomum ver pessoas que têm medo ou receio de viajar de avião e este fator se intensifica quando falamos de aviões menores. Como esses modelos de um motor não são tão comuns como os boeings para voos de linha aérea, é normal as pessoas se perguntarem se é seguro voar de avião monomotor.
A resposta curta para essa pergunta é SIM, mas só entender que é seguro pode não ser o suficiente; por isso separamos algumas razões que vão te convencer que este meio de transporte é extremamente seguro. Confira:
1- Menos de 0,01% da Taxa de Acidente
Segundo o painel SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), entre os anos de 2010 até 2019 foram registrados apenas 0,004% de acidentes. Essa taxa tão baixa comprova que é seguro sim voar com um monomotor.
2- Aviões são escolhas Seguras no Geral
Esta razão não se limita apenas à segurança dos monomotores, mas de modo geral, viajar de avião é a forma de transporte mais segura do mundo, só perdendo para o elevador (mas com este você não consegue ir muito longe). As aeronaves modernas têm uma tecnologia com altíssimo nível de segurança, sem falar de diversos mecanismos que garantem que todas as partes funcionem durante todo o período da viagem.
3- Procure por empresas que têm Experiência e Certificados de Voos
Se mesmo sabendo disso tudo que falamos, ainda houver dúvida, procure trabalhar com empresas de aviação que possuem certificações de segurança de autoridade.
A Abaeté Aviação é a primeira empresa aérea do Nordeste a conquistar o selo internacional de segurança operacional, o certificado ISSA (IATA Standard Safety Assessment). Além disso, somos pioneiros em aviação regional no Brasil, com mais de 44 anos de atuação.
Em outras palavras, pode viajar seguro, as aeronaves de monomotor são ótimas para levar você para lugares mais remotos e com pistas de pouso mais curtas. E se você quiser saber mais sobre essas viagens, acesse nossa página de destinos aqui.