Alguns dos maiores charmes de Morro de São Paulo são suas praias deliciosas de água cristalina e as suas paisagens deslumbrantes. É inegável que a beleza natural seja um ponto forte na Ilha e por isso existe uma grande preocupação com a preservação ambiental da região. Inclusive, parte da taxa de turismo paga pelos turistas ao entrar na ilha ou fazer algum passeio, é destinada à manutenção do meio ambiente.
Cuidar da natureza de Morro de São Paulo é essencial para que a ilha continue sendo o paraíso turístico que é hoje. Essa responsabilidade é de todos: governo, moradores, estabelecimentos da região e também visitantes. Fazer turismo em Morro de São Paulo ou em qualquer outro destino com belezas naturais, significa respeitar o meio-ambiente, a cultura e a comunidade local, ou seja, praticar o Turismo sustentável.
O que é Turismo Sustentável?
Este tipo de turismo busca equilibrar o ganho econômico, trazido pelo turismo e turistas, com uma sustentabilidade ambiental e cultural a longo prazo. Envolve práticas e ações que minimizem os impactos negativos do turismo, promovam a conservação dos ecossistemas, valorizem a cultura local e a inclusão social.
O turismo sustentável em Morro de São Paulo
As autoridades locais, comunidade e estabelecimentos já começaram uma transição em seus modelos de negócios para que possam incluir práticas de turismo sustentáveis. Entre elas temos:
- Preservação ambiental: Existe um grande esforço para manter os recursos e belezas naturais de Morro de São Paulo o mais perto possível do seu estado original, incluindo a proteção dos ecossistemas costeiros e marinhos, como recifes de coral e manguezais. Existem também alguns programas de conscientização sobre a importância da preservação e iniciativas de limpeza das praias.
- Gestão de resíduos: Como Morro de São Paulo fica na ilha de Tinharé, o descarte do lixo é um grande problema. A cooperativa Mão no Lixo* é uma iniciativa de reciclagem e manejo adequado dos resíduos sólidos que foi criada justamente para reduzir a poluição e minimizar o impacto ambiental.
Saiba mais em: https://www.instagram.com/maonolixo/ e https://www.aeroflap.com.br/abaete-linhas-aereas-anuncia-apoio-a-cooperativa-mao-no-lixo/
- Uso sustentável dos recursos: O uso de energia verde, sistemas de cisternas para captação de água de chuva, entre outras estratégias como essas são essenciais para transformar Morro de São Paulo em um destino de turismo sustentável. É possível ver que o número de estabelecimentos que usam esses recursos está cada vez maior.
- Turismo comunitário: A sustentabilidade também está associada com o fator social, não apenas o ambiental, e por isso a presença da comunidade no turismo é um ponto importantíssimo. Os moradores de Morro têm a oportunidade de participar ativamente do turismo, oferecendo serviços, produtos e experiências autênticas aos visitantes.
Como posso praticar o turismo sustentável?
Separamos algumas dicas para que você possa praticar um turismo sustentável em Morro de São Paulo, ajudando a preservar todo encanto desse paraíso! Confira:
Carregue seu lixo na praia
Quando for aproveitar uma das praias, lembre-se de levar uma sacolinha plástica para colocar seu lixo nela. Você poderá descartar nas lixeiras da Vila ou no seu local de hospedagem, mantendo as praias limpas.
Respeite a Flora e Fauna local
Assistir as baleias jubarte é uma experiência única, é por conta disso que devemos vê-las de longe apenas. Morro de São Paulo é a casa de várias espécies de animais e, como visitantes, precisamos respeitá-los.
Caminhe mais!
Andar a pé é o principal meio de transporte em Morro de São Paulo, mas ainda há outras opções de transporte, como quadriciclos e bugres. Opte pela caminhada mesmo assim, além de sustentável é saudável e possibilita apreciar melhor tudo o que o local tem para oferecer!
O turismo pode ser uma ótima forma de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente, porém é preciso que haja respeito por parte dos turistas e ações por parte do governo e locais. É só unindo nossas forças através de um turismo sustentável que conseguimos manter esses lugares paradisíacos, como Morro de São Paulo, belos por muitas gerações.